As mulheres menos que perfeitas da genealogia de Jesus


Quantos esqueletos que você tem escondidos no seu armário? Quantos segredos você preferiria que ninguém soubesse? Quantas manchas você tem no seu passado que a fazem sentir suja? Quão longa é a lista de pecados que você gostaria de fazer desaparecer?

O primeiro livro do Novo Testamento na Bíblia se inicia com a genealogia de Jesus. Mateus, o escritor, tinha a oportunidade de enfatizar todos os antepassados de Jesus que foram famosos, valentes ou importantes. Mas Mateus incluiu nessa genealogia o nome de quatro mulheres marginalizadas e pecadoras. Mateus não omitiu os esqueletos escondidos no armário.

Se o evangelho de Mateus fosse um livro fictício, ou um livro escrito para promover um Messias ao povo judaico, você imaginaria que o autor tivesse o bom senso de usar o nome de mulheres mais ilustres. A não ser que o evangelho de Mateus não seja um livro fictício. A não ser que Mateus escreveu o que realmente aconteceu.

Mateus poderia ter incluído mulheres mais ilustres como Lia ou Sara mas as quatro mulheres que Mateus, inspirado pelo Espírito Santo, decidiu incluir na genealogia são:

Tamar: teve seus dois filhos gêmeos através de um relacionamento incestuoso com o pai de seu marido falecido, se disfarçando como prostituta.

Rahab: prostituta gentia poupada da morte por ter ajudado os espias de Jericó.

Ruth: uma mulher moabita. A nação de Moabe se originou com o incesto entre Ló e uma de suas filhas que deu bebida alcoólica para ele não perceber o que estava fazendo.

Mulher de Uriah: essa mulher entra na história através do adultério e assassinato promovido pelo rei Davi.

Talvez você se identifique com a vergonha de fazer parte de um grupo de mulheres menos que perfeitas. Mas Mateus, o escritor do livro, também sabia o que era fazer parte de um grupo de pessoas menos que perfeitas. Ele tinha sido um coletor de impostos. Alguém que tomava dinheiro de seus semelhantes judeus e entregava aos romanos. Eles eram famosos por ficarem ricos às custas de explorarem seu próprio povo. Mas Mateus também sabia que um dia Jesus dissera para ele, "Mateus, segue-me". Ele sabia que Jesus o tinha aceito na condição que estava.

As quatro mulheres menos que perfeitas incluídas na genealogia são uma prova da graça de Deus, são uma prova de que...


Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante Ele.
1 Coríntios 1:27-29

Graça, graça e mais graça para que toda glória seja de Deus. Nada na história do mundo acontece por acidente. Cada detalhe do Velho Testamento apontava para um rei que viria. Nós não somos o centro da história. Jesus Cristo é o centro da história. Tudo apontava para Ele ou flui DEle, e tudo está centralizado NEle. A razão de nossa vida estar na história do mundo é para conhecer sua graça e adorar à sua pessoa.

Mas e o que acontece com todos aqueles esqueletos no armário? E o que acontece com aquela lista longa de pecados que você tem? Quando você aceita Ele como seu Senhor e Salvador Ele diz...

E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. Hebreus 10:17

Ele não só perdoa, Ele esquece! Nós conseguimos perdoar uns aos outros, mas não esquecer. Ele perdoa e escolhe esquecer!

Comments

  1. A foto é de Antônia Machado, cafetina e dona de um prostíbulo de Ilhéus, o Bataclan nos anos 1920. Ela aparece como personagem do livro "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado, com o apelido de "Maria Machadão".

    ReplyDelete
  2. "No sólo perdona, Él olvida! Podemos perdonar a los demás, pero no olvidar. Él opta por perdonar y olvidar"

    LUCAS 17:10
    "Así también vosotros, cuando hayáis hecho todo lo que se os ha ordenado, decid: ``Siervos inútiles somos; hemos hecho sólo lo que debíamos haber hecho"

    ReplyDelete
  3. Nos leva a refletir os passos dados e escolher os novos.

    ReplyDelete
  4. Saber que o Senhor nos perdoa e tbm esquece traz alívio ao meu coração!!!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts