Cinderela às avessas


Qual é a menina que um dia não sonhou em ser Cinderela? Que se encanta com histórias similares em que a gata borralheira se transforma em princesa? Todo o trabalho duro, toda a pobreza, todo o esforço é deixado para trás e uma vida cheia de glamour e regalias a espera.

Mas e se você fosse uma princesa e um dia virasse gata borralheira? Será que você acharia injusto? Será que você aceitaria essa nova posição? Será que você seria uma gata borralheira feliz ou viveria em angústia por não ser mais uma princesa?

Deixe-me contar a história de alguém que passou por uma situação similar. Na verdade não é a história de uma princesa, mas de um príncipe. Um príncipe do reinado mais importante do mundo na sua época, com direito a todas as regalias. Um príncipe que passou quarenta anos de sua vida vivendo no palácio. Um príncipe que na verdade era bebê de uma gata borralheira mas foi adotado por uma princesa como seu filho. Seu nome era Moisés.

Moisés era do povo de Israel, mas na época que nasceu o seu povo estava nas mãos do Faraó do Egito e este não queria que o povo de Israel crescesse muito e se revoltasse, então mandou matar todos os bebês homens. Mas Moisés, quando nasceu, era um bebê tão bonito que sua mãe não queria entrega-lo para ser morto de jeito nenhum e o escondeu por três meses. Mas após três meses, já não havia mais como escondê-lo e ela o coloca em uma cesta bem protegida no rio. A filha do Faraó achou o bebê e uma vida de príncipe se inicia para Moisés.

Mas Moisés "pela fé, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério (ou desprezo) de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa." Hebreus 11:24-26 Maltratado? Desprezado? Quem é que preferiria ser maltratado  e desprezado do que ter vida de príncipe?

Moisés deixa para trás a vida de príncipe porque ele enxerga o invisível. Ele reconhece que a vida de príncipe duraria algumas décadas, mas e depois, o que aconteceria depois que seu corpo fosse embalsamado e colocado dentro de uma pirâmide?

Mas Moisés não apenas deixa a vida de príncipe, ele segue o que Deus quer para ele e seus últimos quarenta anos de vida são passados passados no deserto como líder de um povo que não segue muito a sua liderança. No deserto? Como é que Moisés poderia achar que fez a escolha certa quando tudo parece ter ido de mal a pior?

Mas não se deixe enganar pelos detalhes. O deserto está vazio de prazeres para o corpo que o Egito poderia oferecer, mas está transbordando de tesouros para a alma. Moisés foi privilegiado em assistir Deus fazendo milagres um após o outro para tirar o povo de Israel das mãos dos egípcios. E é quando Moisés está no deserto que algo maravilhoso acontece: "E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo" Êxodo 33:11 Face a face com o Deus do Universo!! Você acha que no deserto ele sente saudades de ficar face a face com o importante Faraó? Tenho certeza de que não, ele está face a face com alguém muito mais importante.

"E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele." Êxodo 34:28-29 A pele do seu rosto resplandece!!

Moisés podia ter passado todos os seus 120 anos de vida vivendo confortável no palácio do Egito e nunca ter a sua face brilhando com a glória de Deus. Moisés podia ter passado toda a sua vida se alimentando dos pratos fabulosos servidos na mesa do palácio e nunca vivenciar 40 dias sem precisar de nenhuma comida e nenhuma bebida, sendo sustentado somente por Deus. Mas quando Moisés aceita tomar o desprezo de Cristo e ser maltratado com o povo de Deus, ele descobre que o que ele tinha deixado para trás não era nada comparado com o que ele ganhou.

E você? Quando você olha para Cristo morrendo naquela cruz, você enxerga um homem desprezado e maltratado, ou você enxerga seu Salvador que abriu o caminho para os céus para que você também possa ver a glória de Deus?

E você que já aceitou a Cristo como seu Salvador, quando Deus te pede para ir ao deserto sofrer com o povo de Deus, você consegue enxergar Ele te chamando para uma vida de tesouros para a alma? Para um futuro de recompensa?

Porque não é Cinderela que vive feliz para sempre, mas sim aqueles que aceitam o desprezo de Cristo. "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação." Colossenses 1:15

Comments

Post a Comment

Popular Posts