Como Florescer em Quarentena

Já faz algum tempo que ele estão em quarentena, o passado parece estar tão distante e sentem falta de todas aquelas coisas que costumavam ter. As comidas, os sabores, as experiências. Eles não sabem quanto tempo vai levar até voltarem a algum tipo de normalidade. Todos os dias acordam e se perguntam ... quanto tempo mais? Tem sido difícil, viver com tão pouco. Comer a mesma coisa todos os dias. Não, não estou me referindo ao tempo atual. Mas sim aos israelitas atravessando o deserto em direção à terra prometida. Só que a quarentena deles durou quarenta anos, não quarenta dias, como o termo "quarentena" significa.

Quarenta anos, dá para imaginar? De repente, ler as histórias sobre os israelitas reclamando no deserto é como colocar um espelho a minha frente. Eu costumava pensar como eles eram mimados, não confiando em Deus e sentindo falta de alimentos como melões. E, no entanto, aqui estou, depois de algumas semanas de quarentena com comida suficiente para deixar qualquer israelita com inveja, reclamando da falta de melão. Engraçado como pensamos grandes coisas de nós mesmos até que a dificuldade chega, e então percebemos que na verdade somos muito piores que os israelitas e provavelmente não sobreviveríamos um dia no deserto!

Influenciados por uma multidão de gentios que saíram do Egito com eles, os israelitas também começaram a reclamar de suas dificuldades, estavam cansados de comer maná (o pão diário do céu), e sentiam falta de alimentos como peixe, pepino, melão, alho-poró, cebola e alho. Foram punidos por Deus por reclamar. Por quê? Porque eles estavam sendo ingratos por tudo o que Deus havia feito por eles, resgatando-os do Egito, onde eram escravos, e destruindo todos seus inimigos depois de dividir o Mar Vermelho em dois. Eles esqueceram o privilégio de terem a presença de Deus no seu meio e o fato de que Deus os estava levando para a terra prometida!

Por mais que nós, humanos, gostemos de reclamar, primeiro reclamar não resolve nada e segundo coloca nossos corações em uma atitude de ingratidão. Como podemos dar graças a Deus e ser ingratos ao mesmo tempo? Os israelitas vivenciavam um milagre acontecendo todas as manhãs no deserto quando o maná aparecia. No entanto, o paladar deles queria mais tempero e menos milagre. Quão triste quando nossos olhos se tornam cegos para o milagre!

Moisés tinha uma palavra de repreensão para os israelitas: "Quando o Senhor, à tarde vos der carne para comer e, pela manhã, pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações (ou queixas) com que murmurais contra ele (porque quem somos nós?). As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor." Êxodo 16: 8

Ai, ai, ai! Toda vez que reclamamos, estamos na verdade culpando Deus por não nos dar a vida perfeita que esperávamos. Esquecemos de tudo o que ele já nos deu, quando enviou seu filho para morrer por nós na cruz. Quando nos criou à sua própria imagem e colocou seu próprio Espírito para viver dentro daqueles que o aceitam. Mas esquecemos, e queremos mais tempero e menos milagre.

Estamos reclamando há um tempo. O primeiro homem, Adão, depois de desobedecer a Deus, estava pronto para reclamar. "A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi." Gênesis 3:12 E desde então, não paramos de reclamar.

Ao ler a Bíblia, percebo que reclamar não é uma atitude adequada para com Deus. Ele diz: "Fazei todas as coisas sem murmurações (ou reclamar) nem contendas, para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo". Fil 2:14

Raramente me sinto melhor depois de reclamar. A verdade é que quanto mais me concentro na minha lista de reclamações, mais infeliz me sinto e, no entanto, quando me concentro na minha lista de gratidão, me sinto realmente melhor! Deus não recomenda parar de reclamar porque quer que soframos mais. Ao contrário, ele quer que experimentemos de sua bondade por completo. Ele quer nos mostrar que nada se compara à sua presença, e se os israelitas enchessem a barriga de melão, cebola e alho, ainda se sentiriam ingratos. Porque sua ingratidão não vinha de seus estômagos, mas de seus corações.

Deus nos ama tanto que entregou seu filho para ficar em quarentena por nós  Jesus escolheu vir a este mundo como um bebê de um adolescente pobre. Ele escolheu se afastar do céu como em uma quarentena, para viver uma vida de dificuldades, falta de conforto e, eventualmente, uma morte dolorosa. E ele nunca reclamou, mesmo quando passou quarenta dias no deserto sem comida. Por quê? "Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz,  desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus". Heb. 12: 2

Jesus entende o que é sofrer, passar por dificuldades, e ele nos diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Jo 3:16

O que você tem para agradecer hoje?

Comments

  1. Agradecimento de hoje, poder ler, entender e praticar todos os dias.. assim é a misericórdia do Senhor Deus Pai Eterno, todos os dias é misericordioso comigo, tenho vida e saúde, para lova lo....

    ReplyDelete
  2. Agradeço a Deus por ate aqui Ele tem me ajudado,me livrado e me salvado pela grandiosa misericórdia.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts