Monday, June 25, 2012

Glória por Cinzas



Cinzas significam o fim da esperança, quando não sobra absolutamente nada, nem mesmo algo útil para ser queimado! Cinzas são uma imagem do estado mais baixo que podemos chegar. Cinzas eram usadas no passado para demonstrar o quão triste uma pessoa se sentia, o quão quebrantado seu coração estava, eles costumavam cobrir  suas cabeças e roupas com cinzas como testemunho público de tristeza e desespero. 

Todos temos períodos de cinzas em nossas vidas, quando a esperança chega ao fim, quando não há nenhuma beleza para almejar, nenhuma perspectiva. Há também muitas pessoas neste mundo que vivem em cinzas durante a maior parte de suas vidas, pessoas escravizadas, pessoas sofrendo perseguição e dor, vivendo dentro de zonas de guerra. Tudo ao redor delas são cinzas, cinzas e mais cinzas. Quando tudo é tão opaco que nada é capaz de refletir luz.

A resposta de muitos é olhar para cima e perguntar: Por quê? Ou talvez apontar o dedo para Deus e culpá-lo por todo o mal que acontece no mundo, ou mesmo chegar ao ponto de negar Sua própria existência, porque não concordam com a maneira como Deus estaria exercendo Seu poder. Mas, independentemente de alguns decidirem não acreditarem na existência de Deus, ou outros acusá-Lo pelo mal que acontece no mundo, nossas cinzas são um problema com que teremos que lidar uma hora ou outra. Elas não desaparecem quando negamos que Deus existe, ou quando culpamos Deus, elas ainda estão lá cobrindo nossas roupas e nossos corações.

Qual é a solução, então? Havia um homem chamado Jó, que sofreu a perda de todos seus pertences, seus filhos e sua saúde. Ele ficou sem nada, apenas com cinzas. No entanto, Deus queria transformar essas cinzas em glória, assim Deus trabalha no coração de Jó passo a passo para transformar até mesmo a parte mais interna de seu coração. Durante esse processo, Deus pergunta a Jó algumas perguntas bem diretas, que poderiam ser perguntadas para muitos de nós hoje: "Onde estavas tu, quando Eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?... Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria? Quem argüi assim a Deus, responda por isso....Porventura também tornarás tu vão o Meu juízo, ou tu Me condenarás, para te justificares? Ou tens braço como Deus, ou podes trovejar com voz como Ele o faz?" Jó 38:4-5, 40:8,9.

Deus toca no âmago do coração de Jó para mostrar que Ele está muito além de qualquer compreensão humana, sendo até ridículo para nós seres humanos apontarmos nossos dedos para Deus: dedos criados pelo próprio Deus! Mas lembre-se de que Deus não estava tentando assustar a Jó, Ele amava Jó e queria remover todo o orgulho do coração de Jó para dar lugar a algo muito melhor, algo muito mais bonito. Jó chega a esse estado de alma quando proclama "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido... Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza." Jó 42:2-6.


Agora meus olhos te vêem! Havia tanta coisa que precisava primeiro ser queimada e transformada em cinzas para desobstruir a visão de Jó e ele poder realmente ver a Deus! Ver Sua glória, Sua sabedoria, Seu poder, mas também Seu amor e Sua graça. Deus, no final dessa tribulação de Jó, abençoa-o de volta duas vezes mais do que ele tinha antes. Ele tem mais 10 filhos e suas filhas são as mulheres mais bonitas de toda a terra. É de fato um final feliz.


Jesus Cristo veio a este mundo para dar glória por cinzas. A Bíblia inteira está repleta de histórias de cinzas transformadas em glória ou beleza por Deus, mas a mais bonita dessas histórias é quando Deus transforma o assassinato de seu filho Jesus Cristo, as piores cinzas que este mundo jamais poderia ter produzido, na mais linda beleza: a salvação dos homens. Jesus Cristo foi coberto por cinzas (Lam 3:16), Ele tomou sobre Si todas nossas cinzas, todo nosso desespero e feiúra e sofreu por cada uma delas. E depois que seu corpo estava morto, ao invés de retornar ao pó, Ele ressuscitou, trazendo esperança às nossas próprias cinzas.


Deus não nos deixou sozinhos para lidar com nossas próprias cinzas, e Ele não está permitindo que o mal aconteça no mundo, porque Ele não se importa. Ao contrário, Ele se importa tanto que Jesus Cristo recebeu em seu corpo cada uma de nossas cinzas, e Ele fez isso porque Ele te ama. Não há cinzas que não possam ser transformadas em glória, em beleza. Se você realmente acreditar que Ele morreu por você, que Ele trouxe uma solução para o mal desse mundo sofrendo julgamento contra Seu próprio coração, Ele irá transformar suas cinzas em glória.


Esteja ciente de que se Deus descesse aqui hoje para destruir todo o mal no mundo, Ele teria que destruir o seu e o meu coração, porque nós também somos parte do problema. Mas Ele ainda não retornou como juiz, e ainda hoje oferece uma solução para o problema do mal em seu coração.


Você quer acabar com o mal no mundo? Comece com seu próprio coração, deixe que Ele transforme-o, molde-o à Sua forma de amor. E o que fazer com as cinzas que ainda poderão ocorrer em nossas vidas por vivermos em um mundo cheio de mal? Lembre-se também que o fim de nossa história não é quando morremos, toda eternidade nos aguarda com mais do que dobro, mais do que triplo de bênçãos para aqueles que aceitam Sua solução. 


Não há cinzas que não possam ser transformadas em glória, apenas entregue-as para Ele. 

Tuesday, June 12, 2012

Um Conto de Duas Beldades

























Beleza é a palavra do dia. Se seu corpo estiver dentro de uma determinada forma, se seu cabelo seguir um certo estilo e se sua pele brilhar de uma certa maneira, você está a caminho do sucesso. Esta é a mensagem: faça da perfeição a sua meta, não aceite nada menos. Tente o mais que puder, e um dia, algum dia, você chega lá. Chegará aonde as modelos chegaram, aonde os atletas profissionais chegaram, aonde as estrelas de Hollywood chegaram: na terra dos belos e em forma.

E se mesmo com todo seu esforço você não chegar lá, não se preocupe, basta entregar seu dinheiro aos especialistas que eles dão uma recauchutada em você. Seja o que for, nunca desista, porque a perfeição está logo a frente. Alguém mais acha essa mensagem deprimente? Que tal uma mensagem diferente, aquela aonde você não tem como meta se transformar em uma criatura perfeita, mas buscar o criador perfeito?

Santo Agostinho uma vez escreveu: "A beleza é realmente um bom presente de Deus, mas para que o bom não pense que é um grande bem, Deus dispensa-a até ao ímpio. " O sábio Rei Salomão disse: "Enganosa é a beleza e vã a formosura." Prov. 31:30.

Era uma vez um homem que era "tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo."1 Samuel 9:2. Este homem, Saul, foi  escolhido para ser o primeiro rei de Israel, porque o povo de Israel não queria ter "apenas" Deus como rei, eles queriam ser como as nações ao redor deles. Assim Deus, mesmo sabendo que eles estariam em uma situação pior ao terem um rei, permite que eles recebam exatamente o que pediram: Saul, um rei perfeitamente belo.

No entanto, seu rei perfeitamente belo não segue as ordens de Deus já no início do seu reinado e até chega ao ponto de desobedecer um comando direto de Deus para ir e destruir o rei dos inimigos Amalequitas e tudo o que tinham. Como resultado, Deus o rejeita como rei e escolhe em seu lugar um jovem com aparência não tão viril, chamado Davi, "porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." 1 Samuel 16:7-8.

Muitos e muitos anos depois, era uma vez uma jovem órfã, Ester, que na verdade era uma parente distante daquele rei Saul. Ela estava vivendo com o povo de Israel sob o jugo de um rei pagão, em uma terra estrangeira, e nessas condições, já não havia importância que um dia Saul havia sido rei e que ela era parte da família dele.

E aconteceu que o rei pagão deste reino estava à procura de uma esposa e ordenou a seus servos que vasculhassem todo reino por uma bela dama para ser sua rainha. Esther foi uma das escolhidas porque "era atraente e muito bonita", e "Foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, ... E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça..." Ester 2:16-17.

Ester é escolhida pelo rei por causa de sua beleza, mas ela é escolhida por Deus porque tinha uma missão especial a cumprir. Ela teria que, em um certo momento, confrontar a Hamã (que acredita-se ser um descendente daquele mesmo rei dos Amalequitas que Saul poupou), para salvar seu povo. E para chegar a esse ponto, ela teria que tomar uma decisão muito difícil: "E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci (ou Se eu tiver que morrer, morrerei)." Ester 4:16. Ela estava pronta para morrer por seu povo, ela tinha um verdadeiro coração de rainha!

Ester se havia tornado rainha de um reino que se estendia desde a Índia até a Etiópia, e ela poderia ter escondido sua verdadeira identidade e calada assistir seu povo sofrer, enquanto apreciava os luxos de ser amada por um rei tão poderoso. No entanto, ela escolheu não apenas ser bonita, mas também sábia e seguir o propósito de Deus para sua vida, salvando seu povo.

Deus presenteia mulheres com beleza física, mas Ele nos lembra que, "A mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas." Provérbios 31:30-31. Esther deixou seu próprio trabalho louvá-la nas portas, e não sua beleza. Um feriado comemorativo se iniciou em sua memória, chamado de Purim, celebrado pelo povo de Israel. No entanto, as obras, ou o trabalho de Saul não estiveram a par de sua beleza, perdendo a oportunidade de servir a Deus como rei de Israel. Sua vida se finaliza de uma forma triste e trágica.

"E, assim, a beleza, que é de fato obra de Deus, mas apenas um tipo de bem temporal, carnal, e menor, não é convenientemente amada em detrimento de Deus, o bem eterno, espiritual e imutável." Santo Agostinho.

Que tipo de beleza você está procurando, um corpo bonito que vai durar alguns anos e nada mais, ou um coração bonito, que reflete a beleza de Deus em Cristo?

"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca;

não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos;
e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si;
e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades;
o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
Isaías 53:2-5

Tuesday, June 5, 2012

Maria, a adolescente


Você confiaria uma adolescente para fazer parte do plano de salvação para a humanidade? Você incubiria uma adolescente com a criação de um rei? Você acha que uma adolescente seria madura o suficiente ou espiritual o suficiente para carregar o Filho de Deus em seu ventre? Não sei sobre você, mas eu não confiaria. E no entanto, Deus escolheu Maria, a adolescente.

A Bíblia não diz quantos anos Maria tinha quando concebeu Jesus pelo Espírito Santo, mas de acordo com a tradição daquela época, as meninas eram dadas em casamento muito cedo em suas vidas. A maioria dos comentadores acredita que Maria não teria mais do que 17 anos de idade na época em que o Anjo falou com ela.

É difícil enxergar através das diferenças culturais, entender qual era o grau de maturidade de uma menina adolescente judia durante o tempo em que Jesus nasceu, mas uma coisa é certa, ser uma menina de 14 anos de idade naquela época significava que ela tinha vivido 14 anos, o mesmo para uma menina de 14 anos hoje. Então, como é que uma adolescente escuta do anjo "porque achaste graça diante de Deus"? Lucas 1:30. Lembro-me de um outro homem a quem o mesmo foi dito: Noé. "Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor" Gênesis 6:8. E como é Noé descrito? "Noé era  homem justo e perfeito em suas gerações, Noé andava com Deus" Gn 6:9.

Nós temos uma tendência em nossa cultura de dar aos adolescentes passe livre para se divertir, desfrutar a vida, passar tempo com os amigos e seguir seus próprios interesses. Não há nada de errado nessas coisas em si mesmas, mas às vezes me pergunto se a adolescência se tornou ao invés de uma idade para amadurecimento, uma idade com passe livre para ser imaturo. Deus escolheu uma adolescente para receber a notícia mais bonita que qualquer ouvido poderia ter escutado "E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim" Lucas 1:31-33.

Todos os profetas e reis do Antigo Testamento teriam dado qualquer coisa para ouvir tais palavras. E, no entanto, Deus não escolheu um profeta, um sacerdote ou um rei para ouvir essas palavras. Deus escolheu uma adolescente. Por quê? Maria entendeu o porquê. Ela diz: "Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; porque atentou na baixeza de sua serva... dissipou os soberbos no pensamento de seus corações, depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes" Lucas 1:47-52. Porque toda a glória vai para Deus. Ele escolhe os humildes, os servos, os simples, os famintos e os pobres. "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens (ou aos homens aos quais Ele concede o seu favor)" Lucas 2:14.

A resposta de Maria ao anjo mostra que ela tinha fé no que Deus estava fazendo em sua vida. Ela não entendia tudo, provavelmente estava temendo a vergonha de ficar grávida antes de ser casada, e o risco de perder José, mas ela responde: "Eis aqui a serva do Senhor! Cumpra-se em mim segundo a tua palavra" Lucas 1:38. Maria não era santa, ou um ser humano com poderes especiais. Ela era uma menina adolescente vivendo dentro de uma sociedade que tratava as mulheres como um gênero inferior. Mas ela estava pronta para ser parte do plano de Deus.

E você? Você é uma adolescente? Você está sobrecarregada por tantas pressões da sociedade e de seus amigos e familiares? Você sente que existem tantas mensagens diferentes sendo ditas a você todos os dias? Alguns dizem que a coisa mais importante que você pode ter agora é a aprovação de seus amigos, alguns dizem que é a sua aparência, o namorado que você consegue ter, o quão avançada academicamente você está ou o quão boa em esportes você consegue ser. O que Deus tem a dizer? "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" Eclesiastes 12:1. "Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor" 2 Timóteo 2:22.

Você quer ter um coração puro? Primeiro peça a Jesus para transformar seu coração, com Seu amor, com a obra de amor que Ele fez na cruz por você. Não importa o que todo mundo diz: seus amigos, as revistas modernas, as estrelas de Hollywood, o namorado. Em 100 anos, todos eles não estarão aqui mais. O que eles pensam não importa quando você coloca as coisas em perspectiva. Mas Jesus está dizendo a você, como o anjo disse a Maria: "Não tenha medo .... Porque para Deus nada é impossível" Lucas 1:30, 37. Ele quer segurar sua mão. Ele quer tornar seu coração maduro, para ser como o dEle. Ele quer mostrar que você não é "apenas" uma adolescente, você é abençoada, pois "Bem-aventurados (ou abençoados) aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado" Romanos 4:7-8.

Você está pronta para dizer: "Cumpra-se em mim segundo a tua palavra"? Você está pronta para deixar Jesus tomar a direção da sua vida?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BLOG DESIGN BY DESIGNER BLOGS