Como Ser Moldada Por Deus - Entrevista Com Clarice Pessato - Autora do livro "O Penúltimo Capítulo"


Mesmo morando a milhares de quilômetros de distância, através da Internet, tive o prazer de conhecer no ano passado minha amiga Clarice Pessato, autora do livro "O Penúltimo Capítulo". Graças a riqueza de suas palavras no livro e em seus emails, tenho aprendido inúmeras lições de vida e de fé com a Clarice.

Gostaria que você também tivesse a oportunidade de aprender com a jornada de vida da Clarice, que após sofrer um acidente automobilístico quando tinha 18 anos de idade que a deixou tetraplégica, encontrou forças e esperança para seu coração.

Através dessa entrevista, espero que sua vida também seja tocada e transformada profundamente. Se após ler a entrevista, você gostaria de adquirir o livro "O Penúltimo Capítulo" escrito pela Clarice, clique aqui.


1. Por quê seu livro tem o título de O Penúltimo Capítulo?

Clarice - Aos 18 anos sofri um acidente automobilístico que me deixou tetraplégica. Passei a conviver com as limitações físicas que mudaram minha história, porém através da fé eu recebi forças para prosseguir.
Por causa da superação, muitas pessoas sugeriram que eu escrevesse um livro sobre minha vida. Mesmo gostando muito de ler e escrever não pensava em escrever um livro, especialmente minha biografia. Julgava que não teria um último capítulo esperado. Eu não estava caminhando. Eu queria escrever o último capítulo e a minha maneira.
Expor nossa vida para que os outros conheçam não é simples, é preciso ter um propósito. E aconteceu quando conheci a palavra Deus. Através da palavra de Deus eu recebi conforto para minha vida e também para transmitir a outros. Entendi que minha história de vida poderia ajudar outras pessoas e que eu poderia divulgá-la escrevendo. Então, decidi contar em um livro minha experiência de superação da deficiência física através da fé. O livro que apresento é minha biografia.
O título do meu livro ‘O Penúltimo Capítulo’ surge quando eu entendi que o último capítulo da nossa história não é escrito por nós. A nossa história não acaba no ponto final de um livro, porque o verdadeiro e eterno capítulo de nossa vida é escrito por Deus. Estamos vivendo o penúltimo capítulo e nossas escolhas no penúltimo capítulo de nossa vida decidirão o capítulo eterno!


2. Quais foram os maiores desafios que enfrentou após o acidente?

Clarice - Uma lesão permanente ou uma situação de profunda decepção é assustadora para qualquer pessoa e para mim e para minha família não foi diferente. A falta de conhecimento sobre a situação que estava vivendo e a ausência de orientação foram desafiadores.
Nunca faltou ajuda em minhas necessidades, porém a dependência não é algo simples, ela é impossível de ser descrita ou explicada. É um desafio diário. Eu precisei reaprender a viver buscando forças para recomeçar.
Mesmo percebendo a gravidade da minha situação existia uma rejeição a tetraplegia e, por não aceitar a minha nova condição, durante muitos anos eu vivi na ilusão de que a qualquer momento tudo poderia ser resolvido e que eu voltaria a caminhar.
Além das dificuldades físicas e externas também existia a discriminação e o preconceito dentro de mim. Eu considerava a aparência mais importante do que a essência. Era necessário mais que cura física. O meu coração precisava ser mudado, precisava ser curado. As mudanças tinham que acontecer na minha mente e as transformações só foram possíveis quando abri meu coração e deixei Deus conduzir-me.
A maneira como eu lido hoje com a minha situação foi um longo processo de aprendizagem. Fui percebendo que as experiências mais dolorosas de nossa vida podem nos mostrar novos caminhos e que poderia vencer os desafios mesmo nos momentos em que tive vontade de desistir. Ocorreram mudanças na minha vida física, mas eu consegui vencer provas. Continuo a superar obstáculos sabendo que por trás de tudo está a soberania de Deus demonstrando Sua bondade em todos os seus atos. 
Entendi que todo sofrimento que vivi não foi sem propósito, o que aconteceu contribuiu para que eu possa afirmar que, através de todas as situações da vida, a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, por mais dolorosa que possa parecer aos nossos olhos e que é possível, mesmo em meio ao sofrimento, encontrar alegria em Deus.
Através da morte e ressurreição de Jesus, tenho plena certeza de que esse corpo tetraplégico é apenas temporário. Algum dia terei um corpo imperecível, com novo esplendor! Mas acima de tudo, vou receber um novo coração - um coração livre de pecado, tristeza e egoísmo.
É a promessa que temos em Jesus, tudo porque Ele ressuscitou dos mortos. E é uma promessa que eu preciso dar a este mundo quebrado e desesperado, Porque há tantos que ainda não ouviram o Evangelho de Jesus; pessoas que, dia após dia, questionam seu propósito na vida e sofrem sem esperança.
Precisamos ser como Maria Madalena, que correu para contar aos discípulos as notícias do túmulo vazio; da mesma forma, devemos correr e contar ao mundo a Boa Nova de Jesus.


3. Como sua fé foi transformada através dos anos?

Clarice - Na caminhada de reabilitação fui testada com as muitas decepções. Mas aprendi que este não era o fim, era apenas o início de uma trajetória de fé que poderia dar muitos frutos. O que não era mais humanamente possível reparar seria superado pela fé.
Foi a fé que me possibilitou prosseguir efetuando o milagre da superação em minha vida. A fé me ajudou e foi essencial para prosseguir. Mesmo com perdas e impossibilidades, fui aprendendo a cultivar a gratidão e a ter uma atitude de apreciação às pequenas coisas com perseverança e alegria não dependentes das circunstâncias.
Não compreendo a maneira como Deus trabalha em nosso mundo e através dos corações dos homens. Mas eu entendo que Deus é bom e gracioso e que seus planos são sempre perfeitos.
Através de Sua Palavra, Deus me ajudou e eu acreditei que poderia vencer os desafios mesmo nos momentos em que tive vontade de desistir. Descobrir a mão de Deus em nossas dificuldades é uma descoberta da Palavra de Deus.   
A Bíblia diz em I João capítulo 5,4: "Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. "
A em Deus permitirá sermos usados por Ele em nossos talentos com a finalidade de amar os outros da maneira que Deus nos ama e tratar as pessoas com bondade e gentileza, pois isso reflete ao mundo o amor de Deus dentro de nós.
Depois de tantos anos que tudo aconteceu, eu desfruto do poder e da força derramados diariamente por meu Deus. A fé transformou minha cruz em esperança e liberdade e iluminou minha escuridão.
Portanto, seja fortalecido e encorajado em sua fé. Não seja insatisfeito com suas provações. Você está destinado a elas. E por uma boa razão. Quando Deus opera em nossas vidas, nossas aflições santificadas se tornam nossas promoções espirituais nos transformando em Sua imagem. 
A principal lição que aprendi foi que somente a fé pode sustentar e transformar as situações.



4. O que gostaria de dizer a leitores que estão passando por algum tipo de sofrimento ou provação nesse momento?
Clarice - Posso dizer para os leitores que Deus pode transformar de forma positiva qualquer situação, sem que necessariamente as circunstâncias sejam mudadas de acordo com os nossos padrões de certo ou errado, de bom ou ruim. E, por mais desesperada que a vida de alguém possa parecer, existe esperança. Deus diz: Vinde a mim e eu vos aliviarei.
Muitas pessoas estão cansadas, sobrecarregadas, oprimidas, estão com o coração doente e Deus pode sarar e dar um novo coração. Eu afirmo isso porque Deus cuidou de mim e da minha dor, assim como cuidou da minha família, e Jesus me sustenta a cada dia.
Descobri que a minha vida tem valor e importância e, mesmo na condição de tetraplégica, eu posso sentar à mesa com Jesus e cear com Ele com alegria, pois Ele não faz acepção de pessoas e acolhe a todos indiscriminadamente em amor.
Quando Deus permite o sofrimento, ele se propõe a nos transformar em algo novo e diferente. Ficamos melhor e mais perto de refletir a luz de Cristo através de nossa fraqueza. Somente Deus pode transformar uma vida mutilada em uma vida que reflete a perfeição de Jesus Cristo. Não importa de que maneira suas esperanças ou sonhos foram esmagados, creia isso permitirá uma mudança para melhor.
Sejam quais forem as circunstâncias, enquanto estivermos respirando, temos uma contribuição a dar. Por ser obra de Deus, somos preciosos. O mesmo Jesus que fez na minha vida pode fazer na vida de todos. Nós só temos que estar dispostos a segui-lo, abrir nosso coração e permitir a ação Dele em nossas vidas.
Se você está se sentindo cansado ou desanimado, olhe para Jesus e corra com perseverança a corrida que foi estabelecida para nós. E considere Aquele que perseverou através de uma terrível oposição de homens pecadores, para que não nos cansemos.
Deus não nos redimiu para tornar nossa vida feliz ou livre de problemas. Ele nos redimiu para nos tornar mais parecidos com Jesus. Então, não importa qual problema você esteja enfrentando hoje, você tem boas notícias - Deus não está contra você. Ele é por você.
Deus é soberano, Ele não prometeu impedir adversidades em nossa vida, mas prometeu estar sempre ao nosso lado ao passarmos por elas.


5. Quais passagens Bíblicas te trazem conforto e alegria em momentos de dificuldades?

Clarice - O versículo que marcou o início de minha vida cristã foi João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” E este versículo continua me abençoando, fazendo-me lembrar do amor de Deus por mim.
Em João 16.33, Jesus disse: "... no mundo tereis tribulação; mas sede de bom ânimo; Eu venci o mundo." Este mundo pode tentar me desanimar, mas eu lembro de que quando Jesus superou o mundo, Ele me deu poder para fazer o mesmo.
Eu tenho o Seu cuidado: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1Pedro 5.7
“... Deus disse: 'Nunca te deixarei; nunca te desampararei ” Hebreus 13: 5. Essa é uma promessa dos lábios do próprio Jesus. Ele está especialmente perto de mim.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28. Tudo resultará em bem.
O Salmo 68:19 diz: “Louvado seja ao Senhor, a Deus nosso Salvador, que diariamente carrega nossos fardos” - isso me diz que o sofrimento é usado para aumentar nossa consciência do poder sustentador de Deus. 
2 Coríntios 12: 9 diz: "... eu me gloriarei ainda mais das minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim" - isso mostra como o sofrimento nos torna totalmente dependentes de Deus.
José mostra que tudo tem um propósito: “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.” Gênesis 45.5
Jó 42.5 mostra como a tribulação o aproximou de Deus: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.”  
 “Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho, pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa. Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.” 2 Timóteo 2:8-10 nos lembra que o sofrimento é simplesmente parte da luta do Evangelho. 
A única maneira pela qual podemos obter uma perspectiva correta sobre nossas dores e dificuldades é gastar tempo meditando na palavra de Deus. Todas a escritura é útil para nos ensinar verdades que nos fortalecem para que possamos estar bem equipados, Deus quer nos conformar à sua Palavra.
Por meio da palavra de Deus eu recebi conforto para minha vida e também para transmitir a outros.
Sou grata ao grande Mestre, Senhor Jesus, por me instruir em sua Palavra.


6. Qual seria seu conselho aos leitores que gostariam de ajudar pessoas que vivem com alguma debilidade física?

Clarice - É importante a sua disposição em ajudar e compartilhar sua vida com pessoas com deficiências. Então peça ao Espírito Santo para enchê-lo e diga que você está pronto para tocar a vida de outro. Almas sedentas serão atraídas para a Água Viva! 
Deus quer que nunca deixemos outra pessoa sofrer se podemos ajudá-la. Se eu quiser fazer a diferença na vida das pessoas, no entanto, terei que desistir da minha própria vida neste mundo egoísta e me preocupar com meu próximo.
As pessoas estão sedentas de ouvir sobre a palavra de Deus. Então, podemos falar a todos com confiança do amor de Deus por nós.
Em Marcos 2, a Bíblia registra a história de quatro homens sãos e seu amigo com deficiência. Ansiosos por levar seu amigo para ver Jesus, que estava em Cafarnaum, os homens o levaram em uma esteira para uma casa onde Jesus estava ensinando. Quando os amigos chegaram, multidões já impediam os homens de levar seu amigo para perto de Jesus. Destemidos, eles o levaram para o telhado, onde fizeram um buraco no telhado e baixaram o homem até os pés de Jesus. Movido por sua fé ousada, Jesus restaurou o homem com uma deficiência para integridade e saúde. As vidas de todos os cinco homens - e a multidão que testemunhou o evento - nunca mais foram as mesmas. 
As limitações não devem manter qualquer pessoa longe da presença daquele que promete plenitude de vida. 
Existem barreiras, incluindo o isolamento e a marginalização, que podem acompanhar necessidades especiais, mas creio que as vidas dos deficientes, assim como seus amigos fisicamente capazes, são transformadas pela experiência compartilhada.
Pense em um membro da família, vizinho ou colega de trabalho que tenha alguma deficiência. Existe alguma coisa que você pode fazer para tornar sua vida um pouco mais fácil para ele? Nesse caso, você cumprirá a lei de Cristo.
Que não seja um mundo do "nós" e "eles", mas um mundo em que é natural colocar uma rampa, abrir uma porta, estender a mão ou abrir um coração. 
Peça a Deus para abrir os seus olhos para as necessidades dos outros e para ajudá-lo a carregar seus fardos e assim cumprir a lei de Deus ... a lei do amor.
Deus pode usar você para abençoar e trazer esperança aos outros.


 7. Se pudesse enviar uma mensagem aos jovens de hoje, qual seria?

Clarice - "Como pode um jovem manter o seu caminho puro? Vivendo de acordo com a sua Palavra. Eu te busco de todo o meu coração; não me deixes desviar dos teus comandos." Salmo 119: 9-10
A mensagem é simples: viver de acordo com a Palavra de Deus e nunca se desviar dos Seus mandamentos. É necessário conhecer e obedecer a palavra de Deus.
Por isso vou comentar o ensino de Jesus através da conhecida parábola do ‘bom samaritano’ encontrada em Lucas 10.30-37.
Na parábola, ao responder a um doutor da lei sobre quem seria o nosso próximo, Jesus relatou sobre um homem que caiu nas mãos de assaltantes e estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram deixando-o quase morto. Aconteceu que um sacerdote e um levita, que eram religiosos considerados piedosos, passaram por ele, mas nem deram atenção. Aproximou-se um samaritano que teve piedade dele e lhe e enfaixou as feridas. Depois ele colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, pagou ao hospedeiro para que cuidasse do homem ferido até que ele voltasse. O samaritano demonstrou misericórdia e Jesus disse que seu exemplo deve ser seguido.
Vemos o inesperado acontecendo na vida desse homem da parábola, sua necessidade de ajuda e a reação de quem estava ao seu redor. Em nossa rotina, não temos tempo para apreciar as pequenas coisas e sentir empatia para com as pessoas que estão bem perto de nós, porque nosso foco está em nós mesmos. Ao mudarmos o foco de nós mesmos e buscamos a Deus seremos despertados para ver nosso próximo e podemos alcançar os que estão em aflição.
Eu um dia fui jovem cheia de sonhos e projetos para o futuro e com possibilidades para realizá-los, contudo o inesperado aconteceu. Sofri um acidente de trânsito que me deixou tetraplégica. Além de viver a deficiência e precisar de ajuda, conheci a reação de quem estava ao redor de mim. Muitos se afastaram e não foram sensíveis comigo. Louvo a Deus, porém, por todos os queridos que me ajudaram em tudo o que eu precisei. Foi graças a ajuda recebida que eu superei as impossibilidades, inclusive minha própria discriminação, e cheguei a conhecer a palavra de Deus. E, o mais importante, entendi que se parasse de me preocupar com a aparência externa e me preocupasse com o coração, com o sentimento humano, então a discriminação e o preconceito que existiam em mim seriam eliminados e o amor ao próximo seria concretizado.
Ao olharmos para as pessoas através dos olhos de Jesus, seremos dirigidos para ajudá-las a enfrentar as adversidades. Nós precisamos é de em Deus e na obra de Jesus para superarmos as nossas adversidades e ajudarmos quem também passa por elas.
É necessário nos conscientizarmos de que todos temos deficiências, sejam elas visíveis ou não, internas ou externas e que, pela falta de bons samaritanos, são a causa de sofrimento para muitas pessoas. O sofrimento acontece não somente com a situação física, mas muito mais com a falta de piedade e misericórdia.
Existem muitas injustiças feitas às pessoas julgadas diferentes e muitas vezes elas têm dificuldade de enfrentar suas limitações sozinhas. Essas pessoas precisam de ajuda e nós devemos ser piedosos como o samaritano da parábola contada por Jesus.

Muito obrigada Clarice por compartilhar um pouquinho de sua sabedoria de vida com nossos leitores!
Se você gostaria de adquirir o livro, clique aqui. Se você gostaria de mandar um email de agradecimento para a Clarice, seu email é claricepessato@hotmail.com.br

Clarice também escreve no Blog A Semente que Dá Vida. Entre no Blog da Clarice aqui.

Se quiser seguir o blog da Clarice no Facebook clique na imagem abaixo.


Comments

  1. Deus as abençoem irmãs,por trazerem a nós, mais um pouquinho de porção da Palavra de Deus!Eu fui muito edificada !Terno abraço para vc,Lia e para você D.Clarisse! Paz!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts