A única resolução de Ano Novo que você realmente precisa


Todo começo inspira mudanças. Possivelmente aquelas que tragam resultado positivo. Mesmo quando o novo começo é apenas uma data no calendário, existe a sensação de estarmos iniciando um novo capítulo, linhas em branco prontas para serem preenchidas com potenciais sucessos, conquistas e experiências positivas. Assim é o Ano Novo. Tempo para redefinir, virar a página e iniciar um novo capítulo.


Um homem chamado Habacuque fez a descoberta de que não era aumentando, mas sim diminuindo suas expectativas materiais futuras, que a verdadeira felicidade aconteceria. Mesmo se o próximo capítulo de sua vida fosse preenchido com palavras deprimentes, rabiscadas nas entrelinhas, tal realidade não influenciaria suas emoções.

Ele disse:

"Portanto, ainda que a figueira não floresça,
nem haja fruto na vide;
o produto da oliveira minta,
e os campos não produzam mantimento;
as ovelhas da malhada sejam arrebatadas,
e nos currais não haja vacas..."


Basicamente um futuro sem alimento, dinheiro, segurança, diversão, prestígio ou sucesso. Basicamente enfrentar a morte, a fome, a doença e a dor. Certamente as expectativas de Habacuque não poderiam ser mais baixas do que essas.

E, no entanto, ele conclui, mesmo se todo o cenário acima acontecesse:

"todavia, eu me alegrarei no Senhor,
exultarei no Deus da minha salvação."


Por quê? Como isso é possível?

Talvez fosse porque ele entendesse que...

"Deus, o Senhor, é minha força,
e fará os meus pés como os das cervas,
e me fará andar sobre as minhas alturas."


Visualizo novamente minha lista mental de resoluções para o Ano Novo e, de repente, os itens enfileirados uns após os outros perderam sua importância. De que importaria ocupar-me com poças de água no vale, quando eu poderia estar apreciando o horizonte do topo da montanha!? De que me importará se a figueira florescer, se as videiras derem frutos, se a oliveira produzir, se os campos derem alimento, se o rebanho multiplicar, se os currais estiverem cheios, mas a minha força repousar em lugares baixos?


Ano novo significa o início de uma nova volta ao redor do Sol. Não ao redor de si mesmo. Não ao redor da lua. Ao redor da luz. Ao redor da fonte de vida. Ao redor de algo maior, mais forte e mais brilhante.

Os lugares altos não podem ser escalado com diplomas, corpos em forma ou bens materiais. Os lugares altos requerem pés diferentes, passo diferente, andar para cima, seguindo a luz, a fonte de vida. Alguém maior, mais forte e mais brilhante.


E Ele é a única resolução de Ano Novo que eu realmente preciso.


Comments

Popular Posts