Quando a Vida é um Quebra-Cabeça
Outro dia, enquanto observava-o montando um de seus quebra-cabeças, começei a pensar que a vida é como um quebra-cabeça. Ou melhor, minha vida é uma peça de um grande quebra-cabeça. Toda informação que tenho sobre mim mesma está contida nessa única peça do quebra-cabeça que me foi presenteada. Não sei exatamente aonde se encaixa no todo, e muitas vezes as cores impressas na minha peça não fazem sentido. Tudo que enxergo são linhas, curvas e cortes nessa única peça que me pertence.
Em alguns momentos, questiono se minha peça tenha um verdadeiro propósito, função ou significado, é apenas uma peça quebrada esperando ser conectada com algo maior, tornar-se parte de algo completo. Mas continuo segurando firme minha peça, sabendo que ela é quem eu sou.
Observo meu filho cuidadosamente conectando as partes do seu quebra-cabeça, e depois de trabalhar duro por alguns dias, ele finalmente coloca a última peça dentro do quebra-cabeça. Uma linda imagem toma forma, faz sentido agora, tem significado. Centenas de partes pequenas e insignificantes foram necessárias, mas uma vez conectadas umas as outras, todas elas tem um propósito, todas elas tem valor.
Com um sorrizo no rosto, entendo a mensagem diante dos meus olhos, na forma desse quebra-cabeça. Deus me presenteou minha peça, e seria perda de tempo levar minha mente a exaustão tentando racionalizar o por quê de minha peça ser da forma que é, o por quê de ter cortes e cores brilhantes e manchas escuras em uma estranha configuração e o por quê que não se parecer com a peça daquela outra pessoa. Mas agora entendo, minha peça é parte de uma grande imagem, muito maior do que minha mente possa entender.
Mãos celestiais encaixam as peças do quebra-cabeça no seu lugar adequado, cobrindo milhares de anos e bilhões de pessoas. Ele sabe o quão bonita essa imagem vai ficar quando todas as peças estiverem encaixadas juntas. Ele valoriza cada peça por ser única, linda e cheia de significado. Ele ama cada peça até a morte.
Posso me tranquilizar nessa verdade. Posso segurar apertado minha peça do quebra-cabeça, e apreciar sua aparência, valorizar seus cortes e seus pontos brilhantes e manchas escuras. Posso descansar na certeza de que minha peça é necessária, essencial e vital na formação final do quebra-cabeça. Sem minha peça, não haveria imagem final. E mesmo assim, não preciso saber exatamente como todas as outras peças se encaixam, não preciso tentar entender o todo. Deus cuida do quebra-cabeça, posso descansar em suas mãos.
Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face, agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente como também sou plenamente conhecido.
Comments
Post a Comment