Maria, a adolescente


Você confiaria uma adolescente para fazer parte do plano de salvação para a humanidade? Você incubiria uma adolescente com a criação de um rei? Você acha que uma adolescente seria madura o suficiente ou espiritual o suficiente para carregar o Filho de Deus em seu ventre? Não sei sobre você, mas eu não confiaria. E no entanto, Deus escolheu Maria, a adolescente.

A Bíblia não diz quantos anos Maria tinha quando concebeu Jesus pelo Espírito Santo, mas de acordo com a tradição daquela época, as meninas eram dadas em casamento muito cedo em suas vidas. A maioria dos comentadores acredita que Maria não teria mais do que 17 anos de idade na época em que o Anjo falou com ela.

É difícil enxergar através das diferenças culturais, entender qual era o grau de maturidade de uma menina adolescente judia durante o tempo em que Jesus nasceu, mas uma coisa é certa, ser uma menina de 14 anos de idade naquela época significava que ela tinha vivido 14 anos, o mesmo para uma menina de 14 anos hoje. Então, como é que uma adolescente escuta do anjo "porque achaste graça diante de Deus"? Lucas 1:30. Lembro-me de um outro homem a quem o mesmo foi dito: Noé. "Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor" Gênesis 6:8. E como é Noé descrito? "Noé era  homem justo e perfeito em suas gerações, Noé andava com Deus" Gn 6:9.

Nós temos uma tendência em nossa cultura de dar aos adolescentes passe livre para se divertir, desfrutar a vida, passar tempo com os amigos e seguir seus próprios interesses. Não há nada de errado nessas coisas em si mesmas, mas às vezes me pergunto se a adolescência se tornou ao invés de uma idade para amadurecimento, uma idade com passe livre para ser imaturo. Deus escolheu uma adolescente para receber a notícia mais bonita que qualquer ouvido poderia ter escutado "E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim" Lucas 1:31-33.

Todos os profetas e reis do Antigo Testamento teriam dado qualquer coisa para ouvir tais palavras. E, no entanto, Deus não escolheu um profeta, um sacerdote ou um rei para ouvir essas palavras. Deus escolheu uma adolescente. Por quê? Maria entendeu o porquê. Ela diz: "Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; porque atentou na baixeza de sua serva... dissipou os soberbos no pensamento de seus corações, depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes" Lucas 1:47-52. Porque toda a glória vai para Deus. Ele escolhe os humildes, os servos, os simples, os famintos e os pobres. "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens (ou aos homens aos quais Ele concede o seu favor)" Lucas 2:14.

A resposta de Maria ao anjo mostra que ela tinha fé no que Deus estava fazendo em sua vida. Ela não entendia tudo, provavelmente estava temendo a vergonha de ficar grávida antes de ser casada, e o risco de perder José, mas ela responde: "Eis aqui a serva do Senhor! Cumpra-se em mim segundo a tua palavra" Lucas 1:38. Maria não era santa, ou um ser humano com poderes especiais. Ela era uma menina adolescente vivendo dentro de uma sociedade que tratava as mulheres como um gênero inferior. Mas ela estava pronta para ser parte do plano de Deus.

E você? Você é uma adolescente? Você está sobrecarregada por tantas pressões da sociedade e de seus amigos e familiares? Você sente que existem tantas mensagens diferentes sendo ditas a você todos os dias? Alguns dizem que a coisa mais importante que você pode ter agora é a aprovação de seus amigos, alguns dizem que é a sua aparência, o namorado que você consegue ter, o quão avançada academicamente você está ou o quão boa em esportes você consegue ser. O que Deus tem a dizer? "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" Eclesiastes 12:1. "Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor" 2 Timóteo 2:22.

Você quer ter um coração puro? Primeiro peça a Jesus para transformar seu coração, com Seu amor, com a obra de amor que Ele fez na cruz por você. Não importa o que todo mundo diz: seus amigos, as revistas modernas, as estrelas de Hollywood, o namorado. Em 100 anos, todos eles não estarão aqui mais. O que eles pensam não importa quando você coloca as coisas em perspectiva. Mas Jesus está dizendo a você, como o anjo disse a Maria: "Não tenha medo .... Porque para Deus nada é impossível" Lucas 1:30, 37. Ele quer segurar sua mão. Ele quer tornar seu coração maduro, para ser como o dEle. Ele quer mostrar que você não é "apenas" uma adolescente, você é abençoada, pois "Bem-aventurados (ou abençoados) aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado" Romanos 4:7-8.

Você está pronta para dizer: "Cumpra-se em mim segundo a tua palavra"? Você está pronta para deixar Jesus tomar a direção da sua vida?

Comments

  1. Entrei em seu blog por acaso... que lindo artigo. Emocionante!

    ReplyDelete
  2. Quando se fala sobre maria sendo mae aos 13, que é o mais correto conforme estudiosos, o texto fica lindo por ela ser mae de jesus.. Mas quando se fala em AICHA e profeta Muhammad, chamam ele de pedófilo.. Eh difícil.compreender o ser humano... Adorei seu artigo. Maria, mae de jesus 💝

    ReplyDelete
    Replies
    1. Maria foi sempre virgem... Aicha não.

      Delete
    2. Maria não foi sempre virgem. A própria Bíblia declara que, apósao Nascimento de Cristo, José consumou oo casamento e tiveram outros filhos.

      Delete
  3. Compartilho esse texto edificante, principalmente nessa época onde muitos pais têm receios em administrar os jovens adolescentes 🤔

    ReplyDelete
  4. E saiba que dizer sim à Deus é perder a própria vida e seus sonhos. Dizer sim à Deus irá cobrar um preço muito alto! É para todos, mas não para qualquer um. Por isso digo sem sombra de dúvidas: Não havia plano B... O plano era o SIM DE MARIA! Pelo seu SIM, veio o SALVADOR! AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA O SENHOR É CONVOSCO! ROGAI POR NÓS IMACULADA CONCEIÇÃO! AMÉM!

    ReplyDelete
  5. Que mensagem linda!
    Traz até paz para o coração.
    Que Deus te abençoe muito

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts