Os dois lados do espelho




Olho o espelho a minha frente, e lá ela está, olhando dentro dos meus olhos: minha imagem. Ela é uma cópia de mim mesma, entretanto, desaparece assim que me vou. Ela é a outra metade que está sempre comigo, a imagem reflexa que descreve como sou. 

No entanto, nem todos espelhos refletem a imagem verdadeira. Alguns alongam, alguns encurtam, alguns fazem-nos parecer cheias de beleza irradiante, outros, cheias da realidade crua. Eles são uma boa tentativa, mas não a realidade. Eles refletem uma imagem distorcida de quem sou parecer. Mas será que sei quem sou parecer? 

E a dúvida persiste com o continuar do dia ... É esta a imagem de quem eu deveria ser ou será apenas uma versão distorcida? Porque no princípio, uma imagem mais clara foi criada, a verdadeira, de quem sou apenas o reflexo, e o tão distante quanto estou daquela imagem, o tanto mais anseio me aproximar dela. Para me tornar a cópia original, antes de tudo ter ficado embaçado. 

Deus correu os olhos pela Terra, depois dos seis primeiros dias da criação e viu que era bom. A natureza era boa, as estações eram boas, o oceano com vida borbulhante e a terra com espécies viventes, todas cantando louvores e refletindo o milagre da criação, eram boas. O homem entra em cena, e em seguida a mulher; completo. Um lugar com abundancia de coisas boas. 

Não seria um lugar com abundancia de coisas boas e com a glória de Deus, o suficiente? Um mundo material, sem a distorção, espelhos rachados, abençoado com a visão plena da beleza, carregando o toque de Deus em cada toque? Mas havia mais para ver, sim, a verdade escondida, aquela que Deus tinha deixado de fora da criação: o caos, o mal e a morte apodrecendo. E quem gostaria de vê-la, quando faria cessar o sorriso, o louvor e a alegria? Mas Eva queria ver o outro lado do espelho, aquele que Deus havia deixado de fora, por uma boa razão. 

Ela espia e em um instante é engolida para dentro. É claro que agora ela poderia saber o bem e o mal, mas o outro lado do espelho, onde o caos, o mal e a morte apodrecendo residem, é sem Deus. É escuro, feio e doloroso. Eva quis ser como Deus, mas como que a lua poderia ser como o sol, quando seu objectivo é apenas refletir, e não produzir luz? 

Uma imagem distorcida olha para mim. Porque a verdadeira está lá traz, aquela que ficou no Jardim, a que era para ter durado. E tudo o que hoje temos é um reflexo de quão bom foi um dia, um espelho coberto por vapor, raios de luz escapam aqui e ali, mas ai, tanta dor. É doloroso estar presa no lado errado do espelho. 

Ao ler minha Bíblia, vejo a luz começando a brilhar, a saida dessa realidade afundando. Deus nos presenteou com um caminho para uma imagem real, não a primeira, mas uma celestial, ainda melhor. Um novo homem! Uma nova mulher! Uma nova criação! Mas como pode isso ser possível? "E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial". 1 Coríntios 15:49 

Um passo para longe de espiar dentro. O resgate para longe da nuvem feia, escura e nublada. Jesus Cristo entra dentro do lado errado do espelho, para libertar-nos de dentro dele, mesmo quando isso significa derramar-Se como água, sofrer todos os cacos do vidro rasgando-O em pedaços. E assim, Ele inicia um novo começo, longe de lados errados do espelho e imagens distorcidas. O primogênito da nova criação, um caminho aberto para seguidores. "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:29 

Ainda há esperança, mesmo dentro do tempo presente, o início da cura. "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3:18 Ela consiste em cessarmos a vontade de ser deuses, enterrarmo-nos nos braços de Jesus, agarrar Sua salvação com arrependimento, deixarmos sua graça dissolver os últimos pedaços dos nãos, permitir Sua glória brilhar. 

Será que podemos ver a imagem toda? Podemos nos saturar no Seu amor e segurança? Espiar do outro lado e descansar tranquilos de que a imagem atual é apenas uma versão distorcida, aguardando Sua glória plena para tornar todas as coisas nítidas? Podemos viver pela fé? 

"Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." Filipenses 3:21

Comments

Post a Comment

Popular Posts